fbpx
Rodovia Dom Gabriel, km 80
Bairro Jacaré - Cabreúva SP
Seg-Sex
07:00 - 18:00
(11) 4529-5690 / (11) 4529-5465
contato@camaconconcretos.com.br

Blog Post

A importância de obras de infraestrutura para o desenvolvimento da economia nacional

economia nacional

 

Hoje em dia, o debate sobre as prioridades de gastos do governo estampa as capas dos principais jornais do país. Há um esforço conjunto de redução de despesas, concomitante à necessidade antiga de obras de infraestrutura para aumentar a competitividade de nossa economia. Gastos com obras de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, hidrovias etc.) representam, na verdade, importantes investimentos para o país, com diversos benefícios para a população, o governo e o setor privado. Quer saber mais informações sobre a importância de obras de infraestrutura para o desenvolvimento da economia nacional? Confira:

Geração direta e indireta de postos de trabalho

Seja por meio da construção de estradas, do reaparelhamento de ferrovias, da integração de modalidades de transporte, de obras de saneamento básico etc. Esse tipo de investimento tem a importante consequência de gerar postos de trabalho. Diretamente, as pessoas envolvidas nessas obras de infraestrutura contribuem para a movimentação da economia, por meio de empregos formais cujos contratos são de média a longa duração.

Além disso, também ocorre a geração de emprego em sua forma indireta, já que atividades paralelas às obras de infraestrutura são demandadas nessa região. Esse é o caso do setor de serviços (alimentação, transporte, comunicação etc.), por exemplo, bem como o setor primário, por meio da produção e beneficiamento de matéria-prima como insumo para as obras.

O desafio da integração nacional: escoamento e distribuição

Desde a criação de Brasília, já temos a ideia de um país cada vez mais integrado, por meio de várias modalidades de transporte de pessoas e de cargas. A prioridade inicial foi dada à construção de rodovias, mas cada vez mais temos percebido a importância de se investir em uma rede de integração mais versátil, com modalidades de escoamento e distribuição por meio de transporte ferroviário, hidroviário e aéreo. Essas modalidades exigem à construção de portos, aeroportos, a concessão de terrenos, de centros de distribuição, pontes, entre outros.

Assim, nos últimos anos, observou-se aumento nos investimentos em aeroportos regionais (transporte interestadual), em grandes projetos ferroviários (Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste, por exemplo), na modernização de portos de grande movimentação (Porto de Tubarão, Porto de Santos, Porto do Futuro), entre outros.

Infraestrutura e competitividade no comércio internacional

Qual a razão para tantos investimentos em infraestrutura? Ao contrário de alguns países desenvolvidos, o Brasil tem um território muito extenso e extremamente variado. Isso faz de nossa economia bastante diversa (indústria, pecuária, agronegócio, serviços etc.), mas também dificulta a integração e o escoamento dos produtos que produzimos. Isso aumenta o custo no Brasil, tanto para produtos, quanto para serviços. Em um contexto internacional de crescente competitividade, fica difícil competir com produtos e serviços chineses, por exemplo, onde os investimentos em infraestrutura são massivos, o que contribui para a redução dos custos de produção, transporte e exportação.

Para nos mantermos competitivos e com altos níveis de emprego, precisamos continuar a investir em infraestrutura, mesmo em tempos de recessão. Caso contrário, a economia sofrerá ainda mais com a crise do mercado e a falta generalizada de investimentos.

Fonte: http://awacomercial.com.br/blog/2015/09/07/a-importancia-de-obras-de-infraestrutura-para-o-desenvolvimento-da-economia-nacional/

 

 

Leave a Reply